O High School no Canadá é o programa mais desejado pela grande maioria dos estudantes brasileiros. A explicação é bem simples. A qualidade do ensino no país e a qualidade de vida do próprio país são algumas das muitas razões que fazem os jovens sonharem com o Canadá. Mas a gente sabe que, para tornar um sonho em realidade é preciso percorrer um longo caminho. E quando o assunto é High School ou qualquer outro Programa de Educação Internacional, segurança é a palavra chave para nortear o seu caminho.
Para falar sobre High School no Canadá o Blog da Central do Estudante convidou a Ana Carolina Ribeiro, gerente de intercâmbio da Central do Estudante, que tem um amplo conhecimento sobre o assunto
Têm sim. O mundo está cada vez mais internacionalizado e a tecnologia, nos trouxe mais conhecimento sobre outros países, culturas e oportunidades. As novas gerações sabem da importância de conhecerem outras formas de pensar e adquirirem outro idioma como forma de ampliar horizontes.
Os pais ainda tomam a frente na maioria das vezes, mas tenho percebido uma pró atividade de muitos jovens.
Sair da zona de conforto, por si só, já é um grande desafio. Morar em outra casa, vivenciar um outro clima, experimentar outra comida, aprender outro idioma e conviver com outras pessoas, transforma a nossa forma de ver o mundo. Geralmente, voltamos mais gratos ao que temos, mais responsáveis por nós mesmos pois acabamos tendo que resolver a nossa própria vida no exterior, sem interferência direta dos pais. Geralmente voltamos com um senso de responsabilidade mais apurado e com vontade de mudar o nosso país/mundo para melhor.
Porque o Canadá além de ser um lindo país, é seguro e desenvolvido. As instituições funcionam e os canadenses são amigáveis e diplomáticos. O Canadá é uma país de imigração que abriu possibilidades para pessoas de várias nacionalidades se desenvolverem. Então, acredito que os brasileiros se sintam bem com isso. Os estudantes também podem escolher a cidade que vão morar. Assim, muitos adolescentes optam por cidades médias, mas muito bem estruturadas e com boas opções de entretenimento.
Acredito ser um valor importante, mas não determinante para todas as famílias. Muitas famílias entendem que a experiência em si, já é bastante enriquecedora. O ensino canadense é diferente do ensino brasileiro e do ensino europeu. Eles desenvolvem os alunos de uma forma mais ampla, mesclando parte acadêmica com desenvolvimento humano e técnico. Talvez por terem essas possibilidades de experimentarem mais coisas, de descobrirem talentos dentro da escola, os canadenses se destaquem.
Não é algo determinante pois apenas em uma parte do Canadá, se fala francês e inglês. Atualmente, a procura ainda é muito maior pelo lado inglês do que pelo lado francês.
Sem dúvida, a região de British Columbia, aonde estão cidades como Vancouver, Victória e Abbotsford.
Sim, existem. Sempre analisamos o perfil do aluno. Se ele quer ter mais contato com pessoas locais ou mais contato com outros estrangeiros incluindo brasileiros, se ele é mais independente ou mais caseiro, se ele prefere natureza ou centros urbanos. Assim, vamos montando um perfil e indicando as cidades que acreditamos serem adequadas para o sucesso do intercâmbio do aluno.
Uma conversa inicial com os responsáveis e com o aluno é extremamente importante. Ela serve para analisarmos o perfil da família, entendermos as expectativas, os medos e anseios. Depois, fazemos uma entrevista individual com o aluno e um teste de inglês. Dessa forma, conseguimos direcionar os estudantes para os locais mais adequados.
Com a cidade definida, partimos para a matrícula e o preenchimento da documentação necessária. Teremos assim um perfil completo do aluno. Essa documentação será enviada para o programa canadense.
Os trâmites legais são realizados no Canadá. A família e a escola onde o estudante vai ficar é definida. No Brasil, fazemos as reuniões de preparação para pais e alunos. Ao final desse processo, o aluno embarca. O ideal é dar início ao processo de matrícula, com 1 ano de antecedência.
O ano letivo no Canadá, começa em setembro. Então, essa é a época ideal. Mas alguns alunos optam por começar em janeiro e fazer um semestre retornando em julho. O programa pode ter duração de 1 semestre, 1 ano letivo ou todo o ensino médio.
Nosso suporte se inicia já na 1ª conversa e termina após a chegada do aluno ao Brasil. Temos inclusive uma reunião de retorno aonde os alunos compartilham a experiência vivida.
Toda a empresa se envolve com o processo de High School, mas temos um departamento próprio, com profissionais dedicados a darem suporte aos pais e alunos durante o intercâmbio.
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