Fazer intercâmbio durante o ensino médio é uma experiência inesquecível. É, sem dúvida, uma oportunidade de conhecer novas culturas, pessoas, e estudar outro idioma. Mas também é a primeira vez que o adolescente se afasta do seu país de origem e de sua família por um tempo mais prolongado. Por isso, também é um momento que exige cuidado, desde a preparação até a volta da viagem.
Para te ajudar, a Central do Estudante reuniu algumas das dúvidas mais comuns que surgem neste momento de decisão, em que o intercâmbio em High School deixa de ser um sonho e começa a ser planejado de fato. Confira abaixo algumas perguntas e respostas, e se informe:
Essa escolha vai depender muito do seu perfil, até porque as experiências são diferentes. Tanto em uma quanto em outra, você vai conviver e se relacionar com pessoas que serão o seu apoio emocional durante o tempo em que estiver fora. É importante saber que, nas duas situações, terá que obedecer regras e limites.
Claro que isso vai depender muito de como você vai encarar a experiência. Mas fazer amigos em outro país, durante um intercâmbio em High School, é inevitável. Você pode até não conhecer muitos nativos do seu país de destino, já que eles não costumam introsar muito – sabem que você vai embora em pouco tempo e há muitos intercambistas nas escolas.
Mas, por outro lado, você vai conviver com pessoas de diversos outros países, que também estão fazendo intercâmbio e passando pela mesma experiência que você. Isso vai aproximar vocês, e vocês terão muito assunto para conversar ao longo da temporada.
No início, tudo é novidade e você provavelmente vai ficar bastante empolgado em aproveitar a nova experiência. Entretanto, o tempo vai passando e a saudade pode apertar. É importante ir consciente disso e estar preparado. Por isso, a dica é se manter ocupado, mergulhar na sua vida de intercambista e aproveitar a experiência ao máximo para não dar tempo da saudade bater forte.
É preciso garantir que desde a preparação para a viagem, com todo o apoio necessário, até a assistência e o auxílio no seu processo de adaptação sejam realizados da melhor maneira possível. Nesse sentido, as agências são a melhor opção para o intercambista. Afinal, é sempre bom ter um ponto de apoio, especialmente quando algum problema aparece, não é mesmo?
Definitivamente, o intercâmbio em High School é uma experiência válida e te dará muito mais maturidade, te ajudando na preparação para a vida adulta. Você terá que aprender a controlar o seu dinheiro e também se acostumar a ficar sozinha. Além do mais, é preciso dedicação e foco para conduzir os seus estudos e também aproveitar a sua viagem da melhor maneira possível.
E você, tem alguma outra dúvida que podemos esclarecer? Se quiser saber mais sobre o intercâmbio em High School, confira no nosso ebook Manual completo – saiba tudo sobre o programa High School.
Insira seus dados e aguarde o contato de um de nossos consultores de viagens