Argentina

Muito mais ‘hermanos’ que rivais

Muito mais ‘hermanos’ que rivais

Rivalidade com brasileiros na Argentina, só se for no futebol. Os vizinhos já se acostumaram com a nossa presença por toda parte e são muito cordiais.

O lugar, campeão na escolha de quem vai fazer a primeira viagem internacional, também é um ótimo ponto para quem quer estudar espanhol ou cursar parte do ensino médio fora do Brasil. Além da facilidade que temos em assimilar o idioma, a conversão da moeda é favorável ao real.

As construções da capital argentina lembram prédios de algumas cidades do Velho Continente e os hábitos da população também. A paixão pelas massas, o amor pelos livros, a visita aos cafés… Buenos Aires não impressiona só quem nunca esteve no exterior. A cidade vira um lugar de estimação para muita gente seduzida pelo ar boêmio e pela gastronomia, que agrada ao paladar brasileiro.

A socióloga Luciana Teixeira de Andrade fechou um pacote de um mês de estudos de espanhol com a Central do Estudante e fez muito mais que aprimorar o idioma.

“Eu acho que dá para conciliar bem com o turismo. De manhã, eu estudava, mas, na hora do almoço, eu já estava liberada e passeava a tarde inteira.”

Em Salta e Jujuy há paisagens surpreendentes como a do Salar de Arizaro e de Salinas Grandes.

Em Mendoza, as parreiras das vinícolas é que chamam a atenção.

A neve é a estrela de Bariloche e da Patagônia.

Clima

Temperado

Território

3.800.00 Km²

Idioma

Espanhol

Fuso Horário

(UTC -3 e -2)

População

43,85 milhões

C.Telefônico

+ 54

Voltagem

220 V (ver tomada aqui)

Moeda

Peso argentino (ARS)

Feriados

01/01 - Ano Novo
06/01 - Dia de Reis ou Epifania
- Semana Santa (da sexta-feira ao domingo de Páscoa)
24/03 - Dia Nacional da Memória pela Verdade e a Justiça
- Dia do veterano de guerra e mortos em combate na Guerra das Malvinas (data móvel)
01/05 - Dia do Trabalhador
25/05 - Revolução de Maio
- Dia da Bandeira Argentina (data móvel)
09/07 - Dia da Independência
- Morte do general José de San Martín (data móvel)
11/09 - Morte de Domingo Faustino Sarmiento
12/10 - Dia da Raça
08/12 - Imaculada Conceição de Maria
25/12 - Natal

Cultura

A colonização espanhola e a forte imigração italiana deixaram marcas importantes na cultura local, mas a influência dos gaúchos (o povo dos pampas argentinos) e algumas heranças indígenas também são facilmente detectadas. Seja no chimarrão, que se toma ao longo de todo dia, no churrasco ou nas roupas típicas.

A presença constante em teatros, a quantidade de livrarias e a valorização da música local, o tango, mostram que o argentino privilegia atividades artísticas – mas sem perder o amor pelos esportes, em especial o futebol.

Gastronomia

O churrasco argentino é feito na parrila, uma churrasqueira que só usa grelhas e é abastecida apenas com brasas. A carne argentina é tida como uma das melhores do mundo.

Restaurantes sofisticados, como o La Cabrera, oferecem uma infinidade de acompanhamentos para os cortes escolhidos pelos clientes, enquanto nos mais populares, a batata é o par constante.

A parrillada, prato comum nas casas de carnes, é um churrasco completo com partes do boi e/ou do porco que nem sempre agradam os brasileiros, como o fígado. Pergunte o que vem antes de pedir.

O doce de leite escuro e com sabor de caramelo é imperdível, assim como o alfajor. Não deixe de provar marcas variadas. Apesar da Havanna ser mais conhecida no Brasil, a Cachafaz é muito querida pelos argentinos e a La Serenisima tem preços excelentes nos supermercados.

Ainda que a cerveja também seja tradicional, o orgulho argentino é o vinho. A uva Malbec é a que melhor representa o país, mas há outras variedades interessantes como a Torrontés, que produz brancos frutados.

Compras

Os outlets de Palermo, o bairro mais descolado de Buenos Aires, são muito visitados pelos brasileiros e ficam entre a Avenida Córdoba e a Calle Aguirre.

Algumas lojas fazem parte do programa de devolução de impostos, o Global Refund. Pergunte, guarde as notas fiscais e vá até o posto de troca no aeroporto de Ezeiza. Para ter direito à devolução é preciso fazer compras de produtos feitos na Argentina e no valor total acima de 70 pesos.

Lembrancinhas gastronômicas são o forte do país. Dá para trazer mistura para chimichurri, bombons recheados com doce de leite das marcas Milka ou Cabsha e biscoitinhos Tita.

Nas farmácias você encontra cosméticos, cremes e shampoos com preços melhores que no Brasil. As da rede Farmacity têm mais opções.

Dicas

Não perca a feirinha na Plaza Serrano, em Palermo, aos sábados e domingos. Enquanto a de San Telmo tem muitos souvernir e objetos antigos, a de Palermo reúne artesãos e marcas jovens que expõe seus produtos nas barraquinhas instaladas até dentro dos bares da região.

Ainda que você não tenha interesse em comprar nenhum livro, vá até a El Ateneo. A livraria fica no prédio de um antigo teatro de Buenos Aires e tem um café onde ficava o palco.

No Centro Cultural Kirchner há sempre programações culturais (como shows e concertos) gratuitas.

Andar a pé é a melhor forma de conhecer as principais atrações turísticas do Centro, San Telmo e Puerto Madero.