Fazer um intercâmbio definitivamente é uma experiência que vai te tirar da sua zona de conforto! Ela vai ser diferente de tudo que você já viveu e com o que está acostumado. Uma nova família, outro país, uma nova cultura. Tudo isso demanda um esforço contínuo de adaptação, ou seja, de se integrar a sua nova família e a sua nova vida.
Para que esse processo seja mais tranquilo, separamos algumas dicas abaixo. Afinal, esse é um aprendizado e tanto, mas nem sempre é fácil, não é mesmo? Confira!
Você também é responsável por fazer o intercâmbio dar certo. Conquiste o afeto e a confiança das pessoas, para que elas também se sintam bem aos recebê-lo. Seja e mostre-se interessado, comunicativo, ativo, com senso de humor, flexível, adaptável e responsável, pronto para trocar ideias e conhecer pessoas. Também participe de atividades da família, mesmo que, a princípio, não as considere muito interessante. Você pode se surpreender!
É importante aprender a conviver com diferentes raças, credos, idades, níveis intelectuais e hábitos. Saber negociar sempre e saber cumprir o que foi combinado. Tenha iniciativa e atitude positiva para resolver os seus eventuais problemas.
Outro ponto fundamental para dar tudo certo é levar a sério a escola, merecendo a vaga que está ocupando. Frequente as aulas, seja pontual, faça todos os exercícios e trabalhos. Deixe uma boa lembrança da sua passagem por lá!
A falta de abertura para valores e hábitos culturais diferentes é um dos fatores que mais dificulta a adaptação no exterior. Por isso, não tente reproduzir relações e hábitos que você tem aqui no Brasil. Isso poderá até magoar você e outras pessoas.
Evite também entrar em choque com a cultura local e respeite as regras com as quais você não está acostumado. Muitas, vezes, você poderá ter a impressão de que os cuidados são excessivos, mas é normal. Já imaginou a responsabilidade que as pessoas sentem em receber em casa um adolescente estrangeiro?
Troque a idealização pelo realismo. Lembre-se que você estará vivendo o dia a dia e não uma viagem de férias. A vida cotidiana, como você já sabe, não tem glamour e é bem diferente daquela que vemos em filmes, séries de TV, internet e folhetos de propaganda. A vantagem é que só na vida real a gente cresce de verdade!
Intercâmbio não é turismo, passeio nem férias. Não é especialização esportiva ou artística. Você pode até vir a praticar esportes e participar de alguma atividade extra, mas não em um nível profissional. Intercâmbio também não é especialização no idioma. Seu objetivo principal deve ser a imersão em uma nova cultura, que traz a oportunidade de autoconhecimento, ficar mais independente, exercer a sua tolerância, equilíbrio, paciência e bom senso.
Para saber mais, confira aqui um manual completo para fazer um intercâmbio High School de sucesso. Se tiver qualquer dúvida, não deixe de procurar pela Central do Estudante.
Insira seus dados e aguarde o contato de um de nossos consultores de viagens