Entender como funciona o High School e ter clareza quanto ao que se pretende ao ir estudar fora do país, são os dois principais pontos que precisam ser levantados antes de o jovem escolher a data de sua viagem. Isso porque quando há tempo hábil para programar todas as etapas do curso, mais benefícios o estudante terá na experiência vivenciada.
No post de hoje, você entenderá mais sobre os melhores momentos do ano para fazer o seu High School, tomando por base tudo aquilo que você pretende com a viagem. Leia e saiba mais!
High School é um programa de intercâmbio para jovens com faixa etária entre 14 e 18 anos que cursam o ensino médio. Como o calendário escolar no exterior tem inícios de anos letivos diferentes no hemisfério norte e no hemisfério sul, quem vai para algum país localizado no primeiro vivencia o início das aulas no meio do ano e costuma viajar entre julho e agosto. Os que pretendem estudar em algum lugar ao Sul, comumente parte para o destino em janeiro.
Os cursos têm duração entre cinco e seis meses, mas podem ser prolongados por mais um semestre. Como durante esse tempo podem haver mudanças de estação, é aconselhável que o jovem brasileiro programe sua viagem para o verão, pois assim ele não sentirá tanto o clima e poderá se adaptar melhor às mudanças de temperatura.
Em relação aos programas em High School, não há grandes diferenças de preços entre os meses do ano. O que pode influenciar no orçamento da viagem são as passagens aéreas, que se forem compradas com antecedência e fora dos períodos de alta temporada, têm preços melhores. Quanto aos valores do programa, hospedagem (casa de família) e alimentação, não há muita alteração dos valores entre os meses do ano.
O que pode – e deve – ser feito para conseguir melhores preços e condições de pagamento, é planejar o High School com antecedência. Com tempo, é possível dividir os pagamentos sem juros, organizar as finanças para os gastos no país, levantar os valores médios para se viver mensalmente, etc. O recomendado é que o jovem e sua família comecem a se programar com, no mínimo, seis meses antes da viagem.
O melhor momento para o estudante é aquele no qual o jovem se sente preparado para enfrentar a desafiadora experiência de deixar família, amigos, namorado e uma rotina já conhecida, para morar em um lugar totalmente diferente, muitas vezes sem nem ter pessoas próximas por perto.
A adaptação ao novo país pode ser um pouco difícil no começo se o estudante não tiver se preparado para isso. Mas para que as adversidades possam ser superadas rapidamente, o adolescente precisa programar o intercâmbio com antecedência, para que ele tenha tempo hábil de buscar informações, trocar ideias com outros intercambistas, programar-se financeiramente e ter o apoio psicológico para ele e seus familiares.
Antes de fazer o intercâmbio de High School, procure uma agência que tenha uma sólida experiência nestas vivências, pois assim, o jovem estudante terá todo o apoio de profissionais especializados neste tipo de atividade para ajudá-lo a entender qual o melhor momento do ano para fazer a viagem!
Tem alguma dúvida sobre High School? Deixe nos comentários abaixo!
Insira seus dados e aguarde o contato de um de nossos consultores de viagens