Ano Sabático é um sonho sonhado por muitos, mas que necessita seguir um processo, bem organizado para ser realizado. A boa notícia é que cada vez mais pessoas têm conseguido embarcar nessa experiência que tem gostinho de ritual de passagem. O termo sabático vem do hebraico e se refere à palavra shabat, que significa repouso. Mas um ano sabático, na maioria das vezes está longe de ser um período de férias.
A ideia é interromper sua atividade principal e colocar em prática projetos engavetados. De aprender ou aprofundar seus conhecimentos em um idioma a escrever um livro, tudo cabe em um ano sabático. Às vezes a motivação é aprender algo completamente novo, se o seu desejo for mudar de carreira.
Assim como o Gran Tour, muito praticado pelos jovens europeus, o Ano Sabático é uma verdadeira instituição. O Gran Tour, como o seu nome diz, é uma viagem ampla, geralmente a 1ª, feita pelos jovens pré-universitários. É algo como o nosso mochilão. Percorrer países da Europa, Ásia Central e até o extremo oriente faz parte do Gran Tour, que dá aprimoramento cultural à juventude europeia. Já o sabático é para quem já tem uma carreira, alcançou um certo nível de realização e procura, agora, inserir qualidade e/ou novos desafios de vida ou profissão. Em resumo, Gran Tour e Sabático, são 2 rituais de passagem, distintos e complementares.
Abrir mão da profissão e mudar radicalmente sua rotina pode parecer uma escolha um tanto quanto assustadora e até arriscada. Principalmente para nós, brasileiros, que vivemos em um mercado de trabalho cheio de fragilidades, pode parecer coisa de maluco. Mas, acredite, não é, se você se planejar para o seu Ano Sabático.
Uma boa maneira de olhar para essa experiência é entendê-la como um período que tem começo, meio e fim. Trabalhe e projete o seu Ano Sabático como um presente que você está se dando. Um Ano Sabático tem também tudo a ver com a prática do merecimento. Você merece abrir seus horizontes; você merece realizar seus desejos; você merecer crescer e ter qualidade de vida.
Fazer um curso no exterior, morar em um outro país, fazer uma imersão em uma cultura diferente da sua é uma das mais profundas e eficientes formas de aprendizado. E permanece jovem, aquela pessoa que está sempre aberta a novas experiências e estudos. Entenda que seu crescimento será garantido.
Lembre-se que o sucesso do Ano Sabático está ligado diretamente a um processo longo e, de certa maneira, burocrático. Em geral, para quem vai ficar fora um ano, o ideal é se planejar com o mesmo tempo de antecedência.
Eu estou preparando um Período Sabático, aqui mesmo, na Central do Estudante. Escolhi fazer todo o meu planejamento com os consultores da Central do Estudante, pelo mesmo motivo que aceitei o convite para escrever este blog: acredito e confio no profissionalismo das pessoas que aqui trabalham e na seriedade da empresa.
E é claro que vou compartilhar cada etapa do meu processo com você. 🙂
Insira seus dados e aguarde o contato de um de nossos consultores de viagens