Curso no exterior podem ser muitos. Quando você se matricula num programa cultural ou de trabalho no exterior deixa de ser um turista para se tornar um viajante. E com o tempo, se torna um cidadão – mesmo que temporário – de outro país. Você passa a experimentar como é a vida numa nova comunidade.
Definir seu objetivo, antes de investir num programa internacional é primordial. Essa definição o levará a encontrar o país e a escola mais adequados às suas pretensões. Uma boa agência de cursos e intercâmbio no exterior oferecerá uma lista de opções e o apoio de um consultor especializado para você fazer uma escolha consciente.
Estas são algumas opções para diferentes perfis de estudantes
O primeiro e precursor programa, aquele que deu início a uma infinidade de outros, tem muita história para contar. Seu nome vem do inglês exchange program. Tudo começou depois da 2ª Guerra Mundial quando soldados alemães e norte-americanos resolveram receber uns aos outros, em seus respectivos países. O governo dos 2 países não apenas aprovou como passou a incentivar a prática.
Assim teve início o intercâmbio de estudantes de High School, equivalente, no Brasil, ao ensino médio. O objetivo era que esses jovens pudessem, como os soldados, ter a experiência de morar fora de seus países. Hoje, são poucos os programas que praticam a troca, ou seja, para cada estudante que sai do Brasil, sai também um do país para onde ele está destinado. Em geral as instituições de High School que recebem estudantes estrangeiros cobram o custo do ensino. Para o programa completo é preciso incluir ainda custos com moradia, alimentação e transporte.
Pré-requisitos – O curso de intercâmbio, ou programa High School é para estudantes entre 15 e 18 anos. Para ser exata, até 18 anos e 5 meses, na data do embarque. Esses jovens deverão cursar o ensino médio e precisam ter um conhecimento básico do idioma do país onde vão estudar.
Os cursos de idioma são programas intensivos oferecidos em vários países. Os níveis também são os mais diversos e vão do iniciante ao avançado. É possível você escolher a duração e a carga horária. A acomodação, oferecida pelas escolas, pode ser em casas de família, residência estudantil, casa do professor, hotel ou campus universitário.
Pré-requisitos – Pode ser feito por crianças, jovens e adultos de todas as idades.
Esses são programas oferecidos em vários países. E o foco do estudante é desenvolver a fluência do idioma estrangeiro numa área específica. Há cursos específicos para médicos, jornalistas, advogados e engenheiros, por exemplo. E ao mesmo tempo em que você estuda a língua, cursa atividades paralelas, como artes, culinária, história e um tipo de esporte, entre outras. Este é um curso para quem quer expandir seus talentos, ou competências. Você pode aprender espanhol e ter aulas de tango. Ou cursar inglês para negócios e aprender história da arte.
Pré-requisitos – O estudante precisa ter um nível intermediário do idioma, para se especializar numa área específica.
O programa trata de assuntos ligados ao mundo dos negócios, como finanças, marketing e comércio exterior. A faixa etária nas salas de aula é mais elevada. Já o número de alunos é menor. Consequentemente os preços dos cursos são mais altos. As acomodações oferecidas pelas escolas são mais confortáveis e mais caras. Quando existe a opção de hospedagem familiar, é diferenciada.
Pré-requisitos – Exigem que o profissional tenha um conhecimento intermediário ou elevado do idioma escolhido.
Incluem curso + excursões + atividades extraclasse. O objetivo é não deixar o estudante desocupado. São oferecidos em vários países e idiomas. Em geral este tipo de curso é oferecido nas férias escolares, em dezembro, janeiro e fevereiro e em julho e agosto. As escolas se encarregam da acomodação, em residência estudantil, campus universitário ou casas de famílias. O período do curso varia de 2 a 12 semanas. Um clássico é o programa Inglês com Disney.
Pré-requisitos – Os cursos para crianças abrangem a faixa etária de 8 a 12 anos, e o de adolescentes vai dos 13 aos 17.
A família que estuda unida permanece unida. E cria momentos maravilhosos e inesquecíveis. Várias escolas passaram a oferecer esta possibilidade nas férias escolares de verão e inverno. Elas disponibilizam acomodações em apart-hotéis, apartamentos ou até mesmo em casas de família.
É oferecido em várias áreas, como hotelaria, design, culinária, marketing, turismo e artes. Os cursos profissionalizantes se equiparam aos cursos técnicos. No exterior são chamados de Certificates ou Diplomas. Tem duração variada, de 6 meses a 2 anos. Também possibilitam opções de graduação, pós-graduação e até mestrado.
Pré-requisito – Nível intermediário de inglês, com um certificado ou aval de uma instituição de ensino.
Primeiro trabalhar para depois viajar. O programa é oferecido nos períodos de férias de verão e inverno nos Estados Unidos. Regulado pelo Departamento de Estado norte-americano, atende a necessidade de mão-de-obra do país para trabalhos não-qualificados. Você pode trabalhar em hotéis, restaurantes, supermercados, e estações de esqui. Você terá novas experiências profissionais e vai interagir com a comunidade local. Essa é uma oportunidade para ganhar um salário que, no mínimo, cobrirá o investimento feito no programa.
Pré-requisito – Exclusivo para estudantes universitários, entre 18 e 28 anos, com nível intermediário de inglês. Para os brasileiros, a temporada de trabalho vai de 15 de novembro a 15 de março. O jovem pode optar por trabalhar as 16 semanas ou usar parte deste período reservando algumas semanas para viajar.
Neste programa, você pode optar por fazer de um curso de idiomas até outros mais específicos, como um curso universitários. O importante é obedecer a regra do país onde irá estudar. Ela inclui a duração mínima do curso e carga horária mínima. No Canadá, por exemplo, é necessária uma matrícula de pelo menos 12 semanas de curso. Na Austrália e Espanha, o jovem precisa estudar por pelo menos 13 semanas, e na Inglaterra e Irlanda o período é de 24 e 25 semanas, respectivamente.
Pré-requisito – Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode optar pelo programa, que tem início todas as semanas do ano para cursos de idioma e, em datas específicas, para cursos acadêmicos.
Este também é um programa de estudo e trabalho. A diferença é que as tarefas são domésticas. Cuidar de crianças, idosos ou fazer serviços domésticos está no centro da atividade. O Au Pair obedece a regras específicas de cada país. Entretanto, em linhas gerais, dá preferência à contratação de mulheres entre 18 e 26 anos. O regime de trabalho é combinado com a família, mas será sempre de meio horário.
Há a possibilidade de o estudante ter de fazer algumas noites extras. Ele terá um fim de semana livre por mês. Você recebe cerca de US$ 150 por semana mais US$ 500 anuais de ajuda de custo. E tem direito a até 10 dias de férias remuneradas em um período de 1 ano. O programa está disponível em vários países da Europa. Na Austrália tem duração mínima de 6 meses. Nos Estados Unidos o Au Pair tem duração mínima de um ano.
Pré-requisito – Para países de língua inglesa é necessário ter nível intermediário de inglês. Para outros países é preciso ter nível básico do idioma local e nível avançado de inglês.
Insira seus dados e aguarde o contato de um de nossos consultores de viagens