Mais quente do que você imagina
Frio é um adjetivo muito usado para descrever a Alemanha e os alemães. Mas não se deixe enganar: um dos países mais antigos do mundo tem surpresas quentíssimas para os visitantes.
Nem só da herança medieval e de casinhas coloniais, no estilo enxaimel, é feita a paisagem alemã.
A capital, Berlim, tem um ar caótico, imponente e impressiona com seus grafites e com a história pulsando em todas as partes. Dos fragmentos do muro que dividia a população na Guerra Fria às memórias do Holocausto, contadas em museus e monumentos ao ar livre.
Munique é a prova de que a Alemanha sabe festejar, tem Festa do Malte, da Primavera, a famosa Oktoberfest… Por lá, ninguém perde uma chance de levantar o caneco e gritar: Prost! (Saúde!)
O castelo de Neuschwanstein entrou para o imaginário popular depois de ser reproduzido por Walt Disney como a casa da Cinderela. Assim como Rotemburgo, que virou cenário para a vila de Pinóquio.
O povo pode não ser tão receptivo quanto o brasileiro, mas é educado e solicito. Há sempre alguém disposto a dar informações e tentar se comunicar com os turistas.
Lino Maldonado contratou a Central do Estudante para fazer parte do ensino médio no país e não teve problemas.
“A maior insegurança, geralmente, é por causa da língua, mas quem te recebe sabe das dificuldades. Eles sabem que a língua é difícil, estão abertos a te ajudar e falam inglês.”