Austrália

Uma praia pra chamar de sua do outro lado do mundo

Uma praia pra chamar de sua do outro lado do mundo

Uma ilha que é quase tão grande quanto o Brasil, mas tem cerca de 10% da nossa população. Tem ou não tem uma praia para cada um? Mesmo na alta temporada, não é difícil encontrar um pedaço de areia disponível na Austrália.

Cranberra é a capital e tem marcos históricos, como o Memorial da Guerra e o Parlamento, mas Sidney, Melbourne e Gold Coast com seus mares maravilhosos são mais sedutoras.

Brisbane pode não ter praia de verdade, mas tem a lagoa de South Bank e está a duas horas da faixa de areia mais descolada, a famosa Byron Bay.

A universitária Luiza Pontello deu um tempo na faculdade e contou com a assessoria da Central do Estudante para estudar inglês durante seis meses na cidade e recomenda um passeio pelos parques locais como o Roma ou o Botanic Garden.

Apesar de ser a terceira maior metrópole da Austrália, Luiza garante que é muito fácil circular por Brisbane.

“Você consegue fazer as coisas a pé. Não é preciso gastar nada com transporte público. Eu saia à noite sozinha, é muito seguro.”

Tomás Ayres teve uma experiência diferente de Luiza enquanto morava em Irymple, no centro do país. Ele conta que uma das diversões dos pouco mais de cinco mil moradores era circular de carro pelos outbacks.

Clima

Oceânico, árido e tropical

Território

7.692.024 km²

Idioma

Inglês

Fuso Horário

(UTC +5, +6:30,+7, +8,+8:45,+9:30,+10, +10:30 e +11)

População

24,819 milhões

C.Telefônico

+ 61

Voltagem

240 V (ver tomada aqui)

Moeda

Dólar australiano (AUD)

Feriados

01/01 - Ano Novo
26/01 - Dia da Austrália
- Semana Santa (da sexta-feira ao domingo de Páscoa)
- Segunda-feira de Páscoa (dia seguinte à Páscoa)
- Dia do Trablaho (data varia de acordo com a região)
25/04 - Dia das Forças Armadas das Austrália e Nova Zelândia
- Aniversário da Rainha (2ª segunda-feira de Junho)
25/12 - Natal
26/12 - Boxing Day

Cultura

Antropólogos acreditam que os povos aborígenes que habitam o território australiano apareceram por ali há quase 50 mil anos. Mas a Austrália só foi transformada em colônia britânica em 1778, o que dá ao país pouco mais de dois séculos.

Ainda que o clima e a paisagem lembrem nossas terras tupiniquins, os hábitos da população são bastante britânicos. Além da mão inglesa adotada no trânsito, o dia começa e termina muito cedo. Às 18h, quase todo comércio já baixou as portas.

A alimentação saudável, a prática de esportes e um extremo respeito às regras também são características dos australianos. Por lá, ninguém bebe na rua. Esqueça a cervejinha na praia, respeite a lei do silêncio e fique atento aos limites de velocidade.

Em compensação, dá para andar muito tranquilo. A segurança é grande, mesmo nas maiores cidades. Não é raro moradores deixarem carros e casas destrancados.

O surf, o rugby e uma variante desse esporte inglês, o futebol australiano, são as práticas esportivas mais comuns por lá.

Gastronomia

A colonização britânica também está muito presente na gastronomia. Seja nos hábitos (o café da manhã farto, o almoço rápido e o jantar como a refeição mais importante) ou nos pratos típicos (bolo de carne, peixe com fritas, purê de batatas…).

Mas há algumas particularidades, como o consumo de carne de canguru, o damper (um pão feito com farinha, água, leite, manteiga, sal e fermento) e o Vegemite (pasta salgada, de levedura de cerveja, que eles passam no pão).

O churrasco também é muito apreciado e as costelinhas com molho barbecue são um dos hits de sucesso nas mesas australianas.

Se nada disso te atraiu, não se preocupe, há muitos produtos frescos nos mercados e restaurantes de todos os tipos nas maiores cidades. A comida japonesa costuma ter um preço acessível num lugar onde as coisas são caras.

Compras

As áreas centrais são excelentes pontos de compra em várias cidades australianas. Prédios históricos como o Melbourne General Post Office ou o Queen Victoria Building abrigam várias lojas. Em Brisbane, o point é a Queen Street Mall, uma rua fechada que funciona como shopping a céu aberto.

Bumerangues e produtos com coalas ou cangurus são souvenires típicos do país, mas também fazem sucesso com os turistas os biscoitinhos Tim Tam, artesanatos aborígenes e o Lucas Papaw, um creme à base de mamão que serve para quase tudo.

A Austrália também tem um programa de reembolso de impostos. Quem compra acima de AUD$ 300 pode se candidatar. As regras estão no site do programa.

Dicas

Se você estiver no país no fim do ano fique atento ao Boxing Day, a superpromoção do comércio que acontece no dia 26 de dezembro.

Alugar carro é barato na Austrália e a gasolina também custa pouco.

Ainda que você não curta acampar, cheque os preços dos alojamentos que existem dentro de campings, pode ser uma boa alternativa para fugir das diárias altas dos hotéis.

Capriche no protetor solar, o sol é muito forte nas praias, e respeite os avisos e as áreas delimitadas para banho.  Em uma região com água viva, arraia e tubarão não dá para se arriscar.