A pequena notável
A Bélgica pode ser quase do tamanho de Alagoas (o segundo menor estado brasileiro); pode ser percorrida de uma ponta a outra em menos de quatro horas; pode ser mesmo um país em que você não precisa passar muitos dias, mas condensa tanta beleza em tão pouco espaço que, certamente, vale a visita.
E não é agradável só para quem está de passagem. As clientes da Central do Estudante, Clara Bucater e Julia Alvarenga, moraram lá por um ano enquanto cursavam parte do ensino médio, e voltaram apaixonadas.
Para Júlia, as distâncias curtas eram uma vantagem.
“Acaba se tornando uma coisa muito boa porque você pega um trem e para do outro lado do país. Você conhece muito bem o lugar, porque em um dia dá pra ver uma cidade inteira.”
Clara também aproveitava as folgas entre as aulas para viajar e adorou Bruges, conhecida como Veneza do Norte.
“É uma cidade muito linda, super-romântica. Tem os canais… A gente anda pelas ruas e sente cheiro de waffle, de batata frita. A cada cinco passos tem uma loja de chocolate, é maravilhoso!”
As sedes da União Europeia e da Otan ficam em Bruxelas, capital belga. É lá que também está uma das praças mais bonitas do mundo. A Grand Place abriga prédios dos séculos XIV e XVII e é o ponto do Delirium Café, um dos locais famosos para quem quer provar as elogiadas cervejas nacionais.
De Bruxelas dá para fazer bate-volta de menos de uma hora para outras cidades importantes, como a Antuérpia, Gante e Liège.