Itália

Ode à boa vida

Celebrar a vida em volta de uma mesa é a tradução do espírito gregário e festivo dos italianos, e a Itália oferece ainda mais do que o dolce far niente para quem se aventura pelo seu território. O país tem orgulho do que extrai da terra, do acervo cultural, da riqueza culinária e da história viva em cada cidade.

Em Roma, o Coliseu aparece imponente para lembrar que você está no berço da civilização ocidental. O Fórum Romano também teletransporta turistas há milhares de anos. E mesmo sabendo que a Fontana de Trevi fica lotada a qualquer hora do dia, é impossível não passar por ali e atirar uma moeda para garantir boa sorte.

O país dentro do país interessa mesmo quem não tem nenhuma identificação com o catolicismo. O Vaticano faz valer a visita com a grandiosidade da Basílica de São Pedro e obras de arte, como teto da capela Sistina, pintado por Michelangelo.

Outra produção de Michelangelo, o Davi, é o principal atrativo da Galleria dell’Accademia, em Florença. A arquiteta Paula Menin morou na cidade quando contratou a Central do Estudante para estudar italiano e recomenda uma galeria diferente, a Uffizi, para quem quer ver algumas das produções artísticas mais importantes.

“Tem duas pinturas magníficas do Botticelli que eu acho que são imperdíveis. Enfrente a fila que enfrentar, é um clássico!”

Ela também destaca o Duomo como um lugar de visitação obrigatória, assim como a Ponte Vecchia.

Florença é a capital da Toscana, região com 10 províncias e 287 comunas, que foi cenário de filmes como o Gladiador, A Vida é Bela e Sob o Sol da Toscana. Pisa e sua torre torta estão lá.

Milão é o point da moda. As melhores praias estão nas costas Amalfitana e Esmeralda. Os canais e as gôndolas de Veneza transformaram a cidade num símbolo do romantismo. Já Pompeia é um sítio arqueológico moldado pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79, que enterrou moradores e construções sob as cinzas.

Clima

Mediterrânico, alpino e continental

Território

301.338 km²

Idioma

Italiano

Fuso Horário

(UTC +1 e +2)

População

60.6 milhões

C.Telefônico

+ 39

Voltagem

230 V (ver tomada aqui)

Moeda

Euro (‎€)

Feriados

01/01 - Ano Novo
06/01 - Epifania
- Domingo de Páscoa
- Segunda-feira de Páscoa
25/04 - Dia da Libertação
01/05 - Dia do Trabalho
02/06 - Dia da República
15/08 - Assunção de Nossa Senhora
01/11 - Dia de Todos os Santos
08/12 - Imaculada Conceição
25/12 - Natal
26/12 - Boxing Day

Cultura

Ao contrário de outros países, influenciados por invasores e colonizadores, a Itália influenciou. O império romano espalhou a cultura italiana por toda a Europa na Idade Antiga.

Alguns dos maiores gênios das ciências e das artes nasceram em solo italiano. Dante, Da Vinci, Maquiavel, Botticelli, Verdi… Mestres de ofícios diferentes deixaram um legado inestimável para o país.

Além do futebol, o automobilismo e o vôlei também são muito populares entre os amantes dos esportes.

Como gesticulam muito e falam alto, os italianos podem parecer brutos, mas são muito abertos e sociáveis.

Gastronomia

Massa, queijo e vinho. Poucas coisas representam melhor a cozinha italiana como um belo prato de macarrão com molho de tomate caseiro, queijo ralado, acompanhado por uma taça de vinho.

Entre os pratos típicos menos conhecidos estão a ribollita (sopa com legumes, feijão branco e pão), a cotoletta alla milanese (bife de vitela empanado), a trippa alla romana (dobradinha) e a cecina (ou farinata), pizza feita com massa de grão de bico.

Já os mais conhecidos são o tiramisù (sobremesa que leva café e mascarpone), o cannoli (canudos de massa frita com creme), o arancini (bolinhos de risoto), além de várias receitas de macarrão e pizza.

Algumas criações brasileiras levam a fama de ‘italianas’, mas não são consumidas no país da bota, como o espaguete à bolonhesa (molho de carne por lá só com massas grossas, como o tagliatelle), a palha italiana ou o frango com polenta.

Compras

A Via del Corso é a principal para compras em Roma, mas na Via Condotti estão as grifes mais caras.

Em Milão, a Corso Buenos Aires é a rua mais longa de comércio, com 1,6 quilômetros.

A Kiko é uma marca de maquiagens italiana com produtos semelhantes aos da M.A.C e preços mais acessíveis.

Já a Erbario Toscano tem essências e artigos de higiene pessoal feitos com matérias-primas da região onde foi criada.

O outlet mais próximo de Florença é o Barberino Design, que fica a 37 quilômetros.

Produtos culinários são as melhores recordações da Itália. Da Nutella às ervas aromáticas, passando pelas trufas ou vinhos, não deixe de ir aos empórios e mercados das cidades que visitar.

Dicas

Os preços costumam ser diferentes para quem pede direto no balcão ou quem se senta nas mesas e é servido por garçons nos estabelecimentos italianos. Fique atento.

Um hábito comum nos bares é oferecer aperitivos grátis para quem pede bebidas no horário correspondente às nossas happy hours.

A vinícola Castello di Ama tem um acervo com obras de vários artistas contemporâneos, expostas dentro e fora da casa principal, como um mini-Inhotim, museu a céu aberto perto de Belo Horizonte.

Paula Menin indica os paninos do Antico Vinaio, em Florença, para quem quiser provar os melhores sanduíches da cidade, e conta que no terraço da Biblioteca delle Oblate há um bar bem frequentado.