O belo cenário de Galway, na Costa Oeste da Irlanda (Foto: Claudia Tonaco)
Galway pode ser descrita com adjetivos simples e naturais, exatamente como o seu traçado urbano. A cidade é cortada pelo Rio Corrib, que serpenteia seu território. Ao longo de suas margens, casas de arquitetura típica – 1 ou 2 andares, telhados de 2 águas – enfileiram-se de maneira orgânica. Pelo estilo das construções é fácil perceber que elas estão ali há séculos. Distinguindo umas das outras há apenas o caiado das fachadas, de cores suaves, interrompido às vezes por uma parede em forte tom de vermelho, azul ou marrom. As cores aquecem os moradores, acostumados com as baixas temperaturas e muita chuva, enquanto sonham com a primavera, que faz a cidade desabrochar com exuberância. Este é o retrato simples e natural de Galway, cidade de 80.000 habitantes localizada na costa Oeste da Irlanda.
Em Galway, construções de vários períodos e estilos variados seguem o curso do rio, criando um percurso que conta um pouco da história local (Foto: Divulgação)
Mas não se engane; por trás de tanta simplicidade, bate um coração cosmopolita. Galway revela essa urbanidade na raiz do seu nome. Em irlandês é chamada de
Gaillimh, que deriva da palavra,
gail, cujo significado é
estrangeiro.
Galway tem uma irresistível química urbana
Distante 3 horas de carro de Dublin, capital do país, Galway mantém a reputação de ser hospitaleira com os turistas e calorosa com os estudantes internacionais. Quando você caminhar por Galway, sentirá a jovialidade que emana pelas ruas. O Rio Corrib ajuda o visitante se orientar. A maior parte das lojas, do comércio e serviço local concentra-se na Margem Leste. Enquanto isso, pubs, bares, restaurantes e casas noturnas estão na Margem Oeste – o
West Side, cuja fama atravessa os mares.
A primavera e o verão na cidade são sinônimo de festivais e muita diversão (Claudia Tonaco)
A cidade é palco para alguns dos mais famosos festivais musicais da Europa e este clima boêmio atrai artistas, do mundo inteiro. Juventude combinada com criatividade, belas paisagens e gentileza urbana. Esta é a irresistível química de Galway.
Atrações locais incluem história, diversão e natureza
Além das performances artísticas e musicais, Galway é cheia de históricas atrações. Em um simples passeio pelo centro antigo você tem muito o que descobrir.
Castelo de Lynch (Claudia Tonaco)
Castelo de Lynch
Um dos mais famosos e bem-acabados castelos da Irlanda, construído no século 14, pela mais poderosa família de Galway.
Os antigos muros de proteção fazem hoje parte da decoração urbana de Galway (Claudia Tonaco)
Fortificações medievais
Ainda existem resquícios da era medieval, quando Galway era circundada por muralhas de defesa.
Galway City Museum
O
Galway City Museum exibe de artefatos e peças que fazem parte da herança histórica e cultural da cidade. Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 13h e das 14 às 17h.
Eyre Square (Claudia Tonaco)
Eyre Square
Esculturas, grande área verde e prédios vitorianos ao fundo, compõem o cenário da praça mais charmosa de Galway.
O símbolo de Galway (Claudia Tonaco)
Os Anéis de Claddagh
Originário de
Claddagh, antiga vila de pescadores, o símbolo se transformou num ícone de Galway. Ele é oferecido, em forma de anel, para representar compromisso de amor ou amizade. O coração, no centro, representa o afeto. As mãos que o protegem simbolizam a amizade. Já a coroa, no alto é a fidelidade. Dependendo do material, o preço dos anéis varia de € 10 a € 1.000.
Cliff of Moher (Divulgação)
Os Penhascos de Moher
Os famosos Cliffs of Moher são um dos ícones naturais da Irlanda e um cartão postal do país. Próximos a Galway, esses despenhadeiros de rocha pura, despencam verticalmente de uma altura de 203 m sobre o mar, oferecendo ao visitante um cenário único.
Galway é uma cidade sob medida para estudantes
A atmosfera efervescente, combinada com a boa acolhida aos estrangeiros, fez de Galway um tradicional reduto de estudantes. Ela é perfeita para receber estudantes brasileiros interessados em fazer um intercâmbio ou curso no exterior.
A facilidade em arrumar um bom emprego também é um diferencial. Principalmente no verão Galway fica cheia de turistas e a oferta de empregos cresce vertiginosamente. A cidade oferece muitas atrações noturnas e os festivais culturais são a grande atração a partir da primavera. Nada mal para quem quer estudar, trabalhar, conhecer uma nova cultura e se socializar com o mundo.
O prédio do Galway Cultural Institue (Divulgação)
Galway Cultural Institute tem programas para os + variados perfis de estudantes
Ser fluente no inglês é abrir nossos horizontes e nosso potencial para o mundo. Obter essa fluência estudando em uma escola de renome, numa cidade que acolhe o estudante é um diferencial de primeira grandeza. A incrível sede da GCI e sua infraestrutura toda projetada para dar conforto e qualidade de aprendizado ao estudante, mostra não apenas a solidez da instituição como é o resultado da bem-sucedida metodologia de ensino da instituição. Suas instalações são as mais modernas e os professores, os mais qualificados. Permanece o conceito original de inspirar, impulsionar o estudante diante do aprendizado, fazendo-o se sentir em casa, em um outro país.