Ser um Novo Nômade é o sonho de muita gente, mas realizá-lo é tarefa que exige disciplina, entusiasmo e dedicação. Em geral, essa tarefa tem início durante o 1º intercâmbio, ou curso no exterior. A partir daí, cabe ao viajante persistir em seguir seu aprendizado.
Os nômades, você já sabe, são povos que vivem em permanente movimento, sem ter uma residência fixa. Eles seguem para novos territórios em busca de boas pastagens para o rebanho. Eles não dão atenção às fronteiras dos países e seu objetivo é encontrar o local ideal para o bem-estar de sua tribo, retirar dele o sustento e depois seguir viagem.
Os novos nômades, viajam para encontrar novos lugares e a si mesmo + engajar em uma aventura, numa cidade, que faça sentido para suas vidas + conectarem-se com o entorno e o ambiente da melhor maneira possível. Novo Nômade é uma expressão informal para quem viaja muito, mas de maneira inteligente, consciente e clara para os seus princípios de vida.
Nada como estudar no exterior para estabelecer o 1º contato com este novo estilo de vida. Você deixa a sua casa para aterrissar em um outro país e mergulhar em uma cultura diferente da sua. Depois de 6 meses, 1 ano, ou até mais, volta com muitas histórias para contar, vestindo novas roupas, modismos e hábitos que nunca, até então, fizeram parte do seu estilo de vida. De repente faz todo sentido ser pontual, ceder seu lugar no ônibus para os mais velhos, falar e rir num tom mais baixo que o padrão do Brasil. Mas um Novo Nômade leva sempre consigo as suas raízes, pois elas servem para norteá-lo mundo afora. Nessas raízes está o sentindo da palavra casa.
Como eu disse bem no começo desse artigo, disciplina, entusiasmo e dedicação são qualidades imprescindíveis para se tornar um Novo Nômade. Disciplina para fazer um planejamento de vida a curto, médio e longo prazo. Pensar em sua carreira e nos vários cursos internacionais que agregarão valor a sua profissão. E pensar em uma profissão que permita a você ter essa mobilidade internacional, também ajuda.
Entusiasmo para viajar é ponto essencial, que, na maioria das vezes, ajuda a lidar com os contratempos e com as saudades. Quem viaja muito certamente vai sentir saudades da comida da mãe, do pão de queijo e da feijoada. Mas um Novo Nômade é culturalmente aberto para saborear novas delícias, dos tapas ao ratatouille; do fish and chips ao pho. Mesmo com a diferença do fuso horário, ou com o Jet Lag batendo forte, um Novo Nômade mantém a disposição e está pronto para tomar longos chás de aeroporto ou em estações de trem. Enfrenta sol, neve ou chuva com o mesmo ânimo. E assim vai construindo a personalidade de um autêntico viajante.
Seja para estudar ou trabalhar no exterior, aquele que passa um longo tempo fora de seu país e acata a rotina da pátria adotiva, aprendendo novos costumes, está no caminho certo para se tornar um Novo Nômade. Já aquele que vive com saudades e reclama do tempo, da comida e do estilo de vida local, é apenas um turista estudando ou trabalhando no exterior…
Um verdadeiro Globetrotter tem a capacidade de, bem depressa, se ambientar confortavelmente em lugares por ele nunca antes visitados. Em outras palavras, um Novo Nômade é um camaleão, que viaja leve, e se sente em casa assim que entra no seu quarto de hotel, na moradia estudantil, ou na casa de família onde irá se hospedar. E sente muito prazer em estar ali.
Deixar seu mundinho de lado, dar adeus a zona de conforto e embarcar para crescer e aprender. Este é o 1º passo para se tornar um Novo Nômade. Abra bem os olhos e o coração, não apenas experimente, mas entenda como funciona a vida, lá fora. E faça parte dessa nova cultura, aprendendo com ela, respeitando as diferenças para fazer sua diferença no mundo.
Embarcar em um intercâmbio, ou em um curso no exterior. Fazer uma reciclagem internacional, a qualquer momento, em qualquer idade. Este é o caminho para trabalhar sua vocação e se tornar um Novo Nômade. Então, não perca tempo. O mundo está te esperando, lá fora!
Insira seus dados e aguarde o contato de um de nossos consultores de viagens