Muitos pais escutam por aí que fazer intercâmbio é uma das experiências mais inesquecíveis na vida de um estudante ou profissional em início de carreira. No entanto, não tem muita ideia de como um tempo no exterior pode fazer a diferença na vida do jovem. É o seu caso? Então descubra agora algumas razões para seu filho fazer intercâmbio:
Ir para um país estrangeiro e ter a oportunidade de fazer uma imersão em uma outra cultura e em um idioma diferente do qual está acostumado proporciona uma experiência única para o jovem. Ter contato com pessoas de outros países, com hábitos e formas de pensar diferentes, estimula a reflexão e faz com que o intercambista passe a ver o mundo de outra forma, questionando coisas que, até então, eram vistas como certeza. Ao incentivar seu filho a fazer um intercâmbio, você ajudará no seu processo de amadurecimento e oferecerá uma oportunidade incrível de conhecer pessoas e lugares que marcarão sua vida para sempre.
Intercambistas são unânimes: um dos grandes ganhos que o intercâmbio traz para a vida é os amigos que são feitos no período em que estão fora do país. Ter a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes nacionalidades, visões de mundo, costumes e culturas é algo que seu filho nunca irá esquecer. Além disso, durante o tempo de intercâmbio, é possível formar uma rede de contatos que pode ser valiosa no futuro, seja para indicações profissionais ou até mesmo para parcerias em futuros trabalhos ou viagens.
Fazer um intercâmbio é uma oportunidade de ouro de não só mergulhar na cultura de um país diferente como também fazer uma imersão em um idioma que não é nativo. Mesmo jovens que tenham nível avançado na língua do país terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e, até mesmo, se tornarem fluentes no idioma. Afinal, terão que se expressar o tempo inteiro, seja para pedir uma água no supermercado ou para acompanhar as aulas que farão durante o período de intercâmbio.
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, se diferenciar é preciso. Um dos motivos pelos quais seu filho deve fazer intercâmbio é o peso que essa experiência trará para o seu currículo no futuro. Ter uma experiência no exterior é um diferencial e tanto em programas de estágio e trainee, além de, muitas vezes, ser um fator de desempate em uma entrevista de emprego.
Passar um tempo fora de casa pode ser o passo inicial para um processo de amadurecimento. Ao fazer um intercâmbio, mesmo com o todo o suporte de uma agência especializada, o jovem tem que aprender a se virar sozinho. Interagir com a família e/ou com a escola em que terá suas aulas, fazer novos amigos e se aventurar em lugares completamente desconhecimentos pode ser um desafio no início, mas, mesmo a curto prazo, é um ganho enorme e, certamente, ajudará muito na formação da personalidade do adulto que seu filho se tornará.
Tem alguma dúvida ou quer compartilhar alguma dica? Escreva nos comentários! Também aproveite e confira tudo que você precisa sobre o programa High School. Baixe aqui.
Insira seus dados e aguarde o contato de um de nossos consultores de viagens